Efeito Doppler

O Efeito observado nas ondas emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador é chamado de Efeito Doppler. Este nome é uma homenagem a Johann Christian Andreas Doppler (1803 -1853), que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842.

CdopplerChristian Johann Doppler, foi matemático, físico e astrônomo austríaco, nasceu em Salzburgo, foi professor sucessivamente no Instituto Técnico em Praga e na Politécnica de Viena e tornou-se o diretor do Instituto de Física da Universidade de Viena (1850), quando assumiu a direção da cadeira de física experimental da Universidade de Viena.
Tornou-se famoso pela descoberta do fenômeno físico hoje largamente usado em exames complementares, nomeadamente na ecografia: o Efeito Dlopper.

 Mas a primeira comprovação foi obtida pelo cientista Buys Ballot, em 1845, numa experiência em que uma locomotiva puxava um vagão com vários trompetistas.

Este efeito é percebido claramente no som (que é um tipo de onda mecânica) quando, por exemplo, uma ambulância em alta velocidade se aproxima de nós, percebemos que o som emitido é mais agudo devido a uma maior frequênciasonora, ficando mais grave devido a uma menor frequência sonora durante o afastamento da ambulância em relação ao observador. Graças também ao conhecimento deste efeito podemos determinar a velocidade e a direção do movimento de muitas estrelas, uma vez que a luz também se propaga em ondas.

ambulancia

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em .:Concurso:.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s