Oxigênio: Herói e Vilão

        Todos nós sabemos que o Oxigênio (O), é um importante agente na manutenção da vida em nosso planeta, através do ar que respiramos.

      Embora a maior porcentagem entre os gases que compõem o ar que respiramos, seja constituída por Nitrogênio (com 78%), e apenas 21% do ar seja formada por Oxigênio, somente o gás Oxigênio é captado por uma proteína denominada hemoglobina, presente nas hemácias (células que compõe o sangue e também conhecida como glóbulos vermelhos).

 hemoglobina

      A hemoglobina serve de “taxi” conduzindo o Oxigênio dos pulmões        até as demais partes do nosso organismo, porém apesar de se considerado um herói, ele também pode agir como vilão. Em companhia do Carbono (C) como é o caso dos gases CO(dióxido de Carbono, mais conhecido como gás carbônico) e o CO (Monóxido de Carbono), o Oxigênio pode ser mortal.

      O CO2 e principalmente o CO matam por asfixia e não possuem cheiro, portanto não é incomum, por exemplo, notícias sobre mortes de pessoas dentro de seus carros devido à inalação de Monóxido de carbono. Há algum tempo houve mais duas vítimas do Monóxido de carbono em São Gonçalo – RJ, o casal parou o carro numa garagem pouco arejada e deixou o ar condicionado do veículo ligado. 

      O ar condicionado do automóvel funcionava basicamente puxando o ar do ambiente externo para dentro do mesmo, e como a garagem estava inundada de gás carbônico emitido do escapamento do veículo e desta forma havia pouco Oxigênio, o interior do veículo foi tomado por Monóxido de carbono.

      Há ainda a inalação do Oxigênio puro que também pode fazer mal ao ser humano, pois a inalação de 80% ou mais oxigênio em pressão atmosférica por mais de uma hora pode causar irritação nasal, tosse, dor de garganta, dor no tórax e dificuldade de respiração. A inalação de oxigênio puro sob pressão pode causar dano ao pulmão e também efeitos ao sistema nervoso central, resultando em tontura, coordenação fraca, sensação de formigamento, distúrbios visuais e de audição, dores musculares, inconsciência e convulsão.

Fonte: http://www.mixandi.com.br/oxigenio-industrial.php

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Curiosidades

2 Respostas para “Oxigênio: Herói e Vilão

  1. HELDER COIMBRA

    VIDE NO LINK ABAIXO PORQUE INALAÇÃO COM OXIGÊNIO PURO PODE FAZER MAL:
    O oxigênio puro pode reduzir o fluxo sangüíneo para os órgãos e tecidos pelo aumento da ventilação”, explica Dr. Iscoe. “O aumento na ventilação, que quase nunca é considerado, ‘descarrega’ dióxido de carbono, e essa queda comprime os vasos sangüíneos. Quando o dióxido de carbono é adicionado, entretanto, os vasos sangüíneos se dilatam, aumentando o fluxo do sangue e, assim, fazendo com que mais oxigênio alcance tecidos em áreas chaves como o cérebro e o coração”.

    http://emedix.com.br/not/not2005/05jul11med-che-gom-oxigenio.php

  2. MARIA DO SOCORRO GURGEL CAMPELO

    EXCELENTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s